top of page
PALESTRAS

António Polainas

Licenciado em Arquitetura pela ESBAL, trabalha na RTP como quadro superior desempenhando atualmente a função de responsável da área de imagem e criativo principal de Cenografia.

 

Título de Especialista em Teatro-Design de Cena pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Mestre em Teoria de Arquitetura pela Universidade Lusíada, Diplomado em Estudos Avançados (DEA) pela Universidade Sevilha e Doutor em Arquitetura pela Universidade Beira Interior (UBI).

 

Tem desenvolvido trabalhos de arquitetura e cenografia, com especialização em estúdios de Informação, em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Timor (cerca de 750 trabalhos).

 

Investigador pelo Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) da Universidade Lusíada de Lisboa;  investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) da Faculdade de Letras de Lisboa e no CIEBA, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

 

Os temas específicos principais abrangidos pelas suas áreas de pesquisa, são: Arquitetura, Audiovisual, Imagem e televisão.

 

Membro da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa é sócio fundador da Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN) e Membro do International Board of the Experts of the Foundation Life Beyond Tourism.

 

É docente universitário desde 1999, tendo lecionado em licenciatura e mestrado de Arquitetura, Desenho, Design de Cena, Tecnologias e Cenografia Virtual, encontrando-se atualmente como professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema.

 

Tem participado em várias conferências internacionais sobre Arquitetura e Cenografia em Portugal, Polónia, Itália, Brasil e Moçambique.

 

António Polainas

21

SET

10:30

HORAS

Cenografia de Televisão: Introdução à estrutura e processo criativo

Uma breve exposição do que é a cenografia de televisão e das suas áreas de informação e de entretenimento baseada na minha experiência de 44 anos de Televisão.

*Haverá emissão de certificado*

Guto Mistilides

Guto Mistlides
  • Instagram

@stagemodel_official

22

SET

15

HORAS

A Cenografia Oculta

Iremos abordar um tema muito importante sobre a cenografia que o publico não vê, mas que é muito importante para o sucesso do projeto. Falaremos também sobre as dificuldades de alunos e recém formados que buscam conhecimento relacionado a este tema.

*Haverá emissão de certificado*

Miguel de Aboim

Formação Acadêmica:

2018 Doutoramento em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

2013 Estudos Avançados em Design, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

2011 Mestrado em Design e Cultura Visual pelo IADE - U Creative University, opção de especialização em Design Visual. 2009 Licenciado em Design pelo IADE - U Creative University.

1987 Diplomado em Design de Interiores e Equipamento Geral pelo IADE - Escola Internacional de Decoradores, Artistas Gráficos e Designers.

Atividade Profissional:

Inicia em 2014 a docência, como Professor auxiliar convidado, na Faculdade de Arquitectura da U Lisboa.

Desde 2017 lecciona a UC de Metodologias de Investigação na Faculdade de Belas Artes da U Lisboa no Mestrado de Práticas Tipográfcas e Editoriais Contemporâneas.

A nível profissional, como Design Manager, trabalhou em diferentes gabinetes de Design e Publicidade (Brandia, Brandnew, Bausform, …) e em Consultoria em Comunicação em gabinetes de Sensibilização de Públicos (Koncept), na área de publicidade institucional e na produção de eventos.

Desempenhou funções de Art Director e Produtor em empresas de flmes publicitários (AMA, James Garrett, Abacate Filmes) e flmes de fundo (Animatógrafo, Inforflmes, MGN Filmes, etc).

Colaborou como cenógrafo em séries televisivas e em peças de teatro (Atlântida Estúdios, SP Filmes).

Como designer desenvolveu projectos de interiores, de identidade corporativa, de gráfico e de marketing communications para diferentes ateliers.

Colaborou com revistas e jornais em trabalhos de fotografa publicitária e de reportagem.

Miguel de Aboim

22

SET

10:30

HORAS

Sustentabilidade e Bom Senso

Abordar as questões do uso e reutilização dos materiais na utilização de cenários. Abordar questões relacionadas com sistemas modulares permitindo essa reutilização e um maior controle dimensional do set a trabalhar.

*Haverá emissão de certificado*

IMG_8913.PNG
  • Instagram

Rodrigo Rocca

Rodrigo Zanlorenzi de Curitiba Paraná-Brasil, é sócio fundador da ROCCA LIGHTING, empresa especializada em iluminação cênica, criação de projetos em 3D e programação de iluminação em timecode.


Atuante no mercado de iluminação desde 1992, passou pelas principais e mais
importantes mudanças da iluminação, a partir de todas essas mudanças em 2006 nasceu a Rocca Lighting, para suprir a necessidade de atender um mercado deficiente e com poucos profissionais qualificados.


ATIVIDADES
 Lighting Designer
 Programador e operador de iluminação – Grand MA2
 Programação em Timecode
 Projetos 3D
 Usuário e beta Tester de Wysiwyg no Brasil – Cast Software
 Direção de Palco
 Suporte técnico para shows e turnês internacionais
 Estúdio 3D próprio
 Turnes Internacionais – Ásia, Estados Unidos, Europa, Canadá, América do Sul.


TURNÊS / EVENTOS / ARTISTAS
 Os Produtores – Musical de Mell Brooks, com Miguel Falabela
 Angra Rebirth World Tour
 Tarja Turunen – South America Tour
 Roger Hodgson – Brazilian Tour
 Katinguele Tour 2018
 Tiesto / Carl Cox / David Guetta


Atendendo atualmente os seguintes artistas
 Alok / Baile do Dennis / Vintage Culture / Illuzionize / Bhaskar / Pedro Sampaio


PRINCIPAIS PROJETOS
 XXXperience Festival
 Tribe Festival
 Boom Festival
 Baile do Dennis
 Brazilian Bass
 Tribaltech
 Superdose Chilli Beans – Ganhador 4x do premio Jacare de Ouro
 Green Valley – Club Brasileiro numero 01 do mundo

Rodrigo Rocca

20

SET

10:30

HORAS

Iluminação e Projetos

Iluminação para eventos televisionados ou não e suas diferenças.

*Haverá emissão de certificado*

Fátima de Costa Lima

Atriz, cenógrafa e carnavalesca, graduada em Artes Plásticas, Especialista em Teatro, Mestre em Educação e Doutora em História. Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC.

Pesquisa espaço cênico, imagem e alegoria no teatro e no carnaval, com referencial teórico na Teoria Crítica de Walter Benjamin. Pesquisadora da REAL – Red de Estudios de Artes Escénicas Latinoamericanas.

Fátima Lima

21

SET

9:00

HORAS

Cenografias de escola de samba: as alegorias, entre a pista do sambódromo e a imagem televisiva

Alegorias são cenários móveis que, desde o Brasil Colônia, atravessaram diferentes regimes políticos até chegarem, no começo do século XX, nas escolas de samba. Quando a televisão passa a interessar-se pela transmissão dos desfiles do grupo principal do carnaval carioca, a adaptação ao aparelho de captação e transmissão televisivo passa a interferir nas dimensões, nas formas e mesmo na estética alegórica, afetando a criação artística das alegorias a partir da perspectiva de compartilhamento das imagens alégoricas pelo olhar da câmera e o olhar do público que acompanha ao vivo os desfiles carnavalescos.​

A pesquisa das alegorias brasileiras a partir do conceito de "alegoria" de Walter Benjamin encontra na transmissão dos desfiles de escolas de samba pela televisão, um meio de "reprodutibilidade técnica", a oportunidade de refletir sobre transformações nas dimensões, nas formas, na estética e na criação artística das cenografias carnavalescas.

*Haverá emissão de certificado*

  • YouTube
thumbnail_IMG_9171.png

Bruno de Lima Santos

Profissional consistente que exerce há mais de 25 anos cargos de direção em empresas de conteúdos audiovisuais. Atualmente é Diretor de Estratégia e Inovação da Coral Europa, umas das empresas com mais horas de produção nos canais generalistas em Portugal nos diversos géneros televisivos: grande entretenimento, talk shows diários, séries de ficção e novelas. Até meados de 2019 foi Diretor Geral da TVI, em Portugal, e um dos responsáveis pela estratégia de programação que contribuiu para uma liderança de mais de dez anos de mercado e para resultados operacionais sempre positivos. Passou também pela RTP (Rádio e Televisão Pública) onde foi um dos responsáveis igualmente pela estratégia e programação de seus diversos canais. Em ambos os canais, teve a oportunidade de criar formatos multiplataformas de sucesso. Acostumado a gerir equipas multidisciplinares dos vários domínios da indústria: estratégia, audiência, programação, orçamentação e, sobretudo, acompanhamento e criação de conteúdos. Além da experiência no mercado português, começou seu percurso profissional em Espanha e é participante frequente nos principais mercados internacionais da indústria há mais de 15 anos. Licenciado em Jornalismo pela PUC-MG, no Brasil, possui o mestrado do diário El País pela Universidad Autónoma de Madrid, em Espanha.

Bruno de Lima Santos

21

SET

15:00

HORAS

A necessidade de adaptar formatos internacionais para diferentes realidades economicas

  • YouTube

*Haverá emissão de certificado*

Bruna Borges

Bruna Borges

thumbnail_IMG_9173.png

O conteúdo é sobre dicas e a minha experiência dentro desse mercado, focado principalmente após a formação na faculdade.

20

SET

15

HORAS

Como iniciar na carreira de Stage Design

  • YouTube

*Haverá emissão de certificado*

thumbnail_IMG_9172.png

Michael Valim

Michael Valim

Michael Valim é mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2015. Especialista em Filosofia da Arte pelo Instituto pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG) desde 2010. E bacharel em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela UFG desde 2002. Desde 1977, atua no campo das artes e da cultura na cidade de Goiânia, em especial nas áreas da comunicação, audiovisual, teatro e dança. E já participou de diversos projetos nas áreas citadas, exercendo funções como: pesquisador, diretor, roteirista, produtor, editor, fotógrafo e iluminador. Participou ainda da primeira formação da Companhia de Teatro Nu Escuro. Desde 2008, exerce o cargo de Diretor de Imagem na UFG, como servidor técnico-administrativo de nível superior. Exerceu também a função de Coordenador da RedeIFES na UFG e Diretor Geral da TV UFG na Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE) entre 2013 e 2019. Atualmente, é conselheiro e presidente do Conselho Deliberativo da Fundação RTVE. E atua como pesquisador, investigador e realizador nas áreas da comunicação, direitos humanos, radiodifusão, audiovisual e artes cênicas.

23

SET

9:00

HORAS

Interfaces entre iluminação, cenografia, produção audiovisual e televisão ao vivo: relato da vivência experimentadas na relação entre LaLUCE e TV UFG.

  • YouTube

*Haverá emissão de certificado*

IMG_9250.PNG

Paulinho Pessoa

Como cenógrafo trabalhou em vários espetáculos premiados em festivais nacionais e regionais e trabalhos visuais por todo país. É atuante na área publicitária para TV e Rádio. Formado pela Academia Internacional de Música Eletrônica - AIMEC nas áreas de VJ e Técnicas de mapeamento digital. No cinema como diretor de arte, possui premiações e indicações nos
principais festivais de cinema, como o Festival de Cinema Internacional Vitória no Espírito Santo, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Cine Fortaleza e FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental em Goiás.
Atualmente pesquisa novas tecnologias, novos conceitos visuais e de animação gráfica para shows, instalações, museus, artes cênicas e interferência urbana.


ALGUNS TRABALHOS RECENTES

EXPOSIÇÃO FRAGMENTOS DE HAL - Mapeamento Digital. VJing, interferência visual, produção e manipulação de imagens da exposição Casa Colagem do artista Hal Wildson.


- BRASILIA MAPPING FESTIVAL / EXPOSIÇÃO FRAGMENTOS DE HAL - Mapeamento Digital. VJing, interferência visual, produção e manipulação de imagens da exposição Casa Colagem do artista Hal Wildson.


- DVD RICARDO LEÃO Mapeamento Digital. VJing, interferência visual, produção e manipulação de imagens.


- SHOW FUI EU – MARIA EUGÊNIA Mapeamento Digital. VJing, interferência visual, produção e manipulação de imagens.


- VOGUE NIGHT OUT 2015 – 2016 – 2017 - 2018 - 2019 - Vjing – Mapping LED – Animação Gráfica – Conteúdo Visual


- ARNOLD CLASSIC EUROPE – Barcelona-Espanha – Evento criado por Arnold Schwarzenegger. Stage Design/ Desenho Palco.

- PROJETO ABRAÇO À DISTÂNCIA
Cocriador, VJ e mapeamento digital em prédio de 20 andares no centro de Goiânia com frases e vídeos relacionados à pandemia.


- RIO MAPPING FESTIVAL – 1o FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIDEO MAPPING – RIO DE JANEIRO - Video Mapping / VJ Convidado.


- K.O. – COCA-COLA – JOGOS OLÍMPICOS RIO2016 - Animação e Edição de conteúdo visual para telas Coca-Cola / Gerenciamento de conteúdo / VJING nos Shows para chegada da Tocha Olímpica realizados em 5 capitais: Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Palmas, Florianópolis e São Paulo.


PEÇA TEATRAL “BALADA DE UM PALHAÇO” -Programação
Visual, Cenografia, Maquiagem e Contra-regragem.. - Prêmios de melhor Cenógrafo: - Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora - MG / - Festival de Teatro de Resende-RJ / - Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa-PR / - Festival Nacional de Teatro de Blumenau / - FIT 2009 – Festival Ipiranga de Teatro – Lauro de Freitas-BA / - 2011 – Festival de Pindamonhangaba- SP /- 2011 – Festival de Teatro de Teresina. POR 7 VEZES – QUASAR CIA DE DANÇA - Mapeamento Digital. Captação de movimentos, VJing interferência visual.


- PROGRAMA PEDÁGIO – Direção Marlene Mattos - Cenografia para programa de auditório. Criação e conceito.


- DVD SETE MIL VEZES – NILA BRANCO - Mapeamento Digital.
VJing, interferência visual, produção e manipulação de imagens.


- PROJETO A ÁRVORE QUE SENTE – INTITUTO IPÊ – SP -
Mapeamento Digital e programação. Trata-se de uma interferência urbana com projeções de rostos em árvores do parque Ibirapuera.


- FICA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VIDEO
AMBIENTAL 2009 – 2010 – 2011 – 2012 – 2013 – 2014 – 2017
Produção – Programação Visual – Vjing – Video animação para mapping Casa de Cora e Igreja Boa Morte – Animação gráfica “Arvore que sente”


- PROJETO POSTAIS CENICOS 4 EDIÇÃO - Programação visual e tratamento de imagens.


- ABERTURA COPA MUNDIAL DE FUTSAL - Video Mapping Quadra - Aux. Produção.


- FENATA – FESTIVAL DE TEATRO DE PONTA GROSSA-PR - Prêmio Melhor Cenário 2017 (Video mapping).

- CABEÇA OCA E A ILHA DO TESOURO – Christie Queiroz - Criação, Animação gráfica e Edição de Cenários Virtuais.

 

- MAPPING LED BIG BROTHER BRASIL 2018 - Mapping LED.

- MAPPING LED GLOBO MAPA MUNDI MUSEU DO AMANHÃ-
RIO DE JANEIRO - Mapping LED COPA BODY CLASSIC / CAMPEONATO DE FISICULTURISMO / NACIONAL DE FISICULTURISMO - Desenho Palco - Cenários
Virtuais – Animação Gráfica – Mappin LED.


- CHEGADA DA TOCHA OLÍMPICA –COCA-COLA
Mapping de 9 telas de LED dispostas pelo ambiente com conteúdo produzido a partir da programação visual da coca-cola feita para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Evento realizado no jardim do Palácio das Esmeraldas em Goiânia.


- EXPOSIÇÃO VIRTUAL E INSTALAÇÃO – FICA 2015 - Exposição virtual mapping com fotos do Fotografo Goiano Flávio Isaac realizada no FICA 2015.


- VIDEO MAPPING - INSTALAÇÃO GOIÂNIA 80 ANOS - Vila Cultural Cora Coralina - Criação, Edição e Mapeamento digital.


- ÓPERA CARMINA BURANA - Projeção Mapeada, criação e edição de cenários virtuais. Educação Profissional em Artes Basileu França.

Paulinho Pessoa

20

SET

09

HORAS

Cenografia Virtual e Vídeo Mapping

Um case contendo história da projeção; o que é ser VJ (video jockey) hoje no Brasil e fora dele; como a cenografia virtual é importante para um conteúdo digital; a importância da Direção de Arte na produção da cenografia e video mapping; softwares utilizados nos dias atuais para produção, execução e operação; trabalhos realizados para TV, TEATRO, CINEMA e MAPPING.

*Haverá emissão de certificado*

IMG_9251.PNG

Pedro Paulo

Sou Stage Designer, trabalho com a criação de projetos cenográficos para shows, Stands, feiras e eventos corporativos, estou neste mercado a mais de 5 anos tendo passado por duas grandes empresas na área de eventos, meu trabalho compreende não só a representação dos cenários em maquete eletrônica (3D) como também a criação e execução dos mesmos. Estudei Design de Ambientes na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiânia, onde me interessei pela área de eventos efêmeros, neste período comecei a estagiar no Studio de eventos Weiler Carneiro, onde pude desenvolver diversos projetos, após dois anos trabalhando na área e tendo em vista um mercado mais amplo e técnico decidi transferir o curso de Design para Arquitetura e Urbanismo pela UFG campus cidade de Goiás, graduação que estou concluindo neste ano.

Trabalho em Home Office há mais de 2 anos para um escritório da indústria Musical Sertaneja, especializado em Turnês, DVD’s e Lives. (SYNC DESIGN) nos desenvolvemos projetos para diversos tipos de eventos, minha especialidade são palcos e festivais.

Atualmente presto assessoria para DS CENOGRAFIA empresa em São Paulo especializada em decoração e cenografia de eventos sociais e corporativos.

 

Trabalhos

*Junto com renomado Cerimonialista goiano: Encontrinho Rafa Kalimann, Aniversário do cantor Felipe Araújo, live das cantoras Lauana Prado, Joelma, Naiara Azevedo e Solange Almeida.

*Para Agência Box Dream por intermédio da SYNC Design: A Melhor Festa do Ano, A Casa Box. *Com a SYNC Design @_SYNCDESIGN:Festa dos 20, Festa Barbie e cenários para diversos DVD´s e Turnês de artistas famosos da indústria sertaneja dentre eles Lucas Lucco, Simone e Simaria, Joelma, Gusttavo Lima, Maiara e Maraisa, Hugo e Guilherme, Israel e Rodolffo, Zé Felipe, Leonardo,Enzo Rabelo, Léo Magalhães,Bruno Page 1 of 3 e Marrone, Gigantes do Samba, Tribo da Periferia, Di propósito, Ton Carfi, Aline Barros e vários outros.

 

*Para B2 @B2AGENCIA: Assina a parte de criação e cenografia de vários eventos da empresa incluindo a curadoria completa do evento universitário INTER O MAIOR @OMAIORINTER

 

*Com seu escritório Studio Premium Design ele assina: Abstract Festival @ABSTRACTFESTIVAL, Inconcert Festival @INCONCERTFESTIVAL, Festa Only Black @ONLYBLACKIUB, Festa do Presidente @FESTADOPRESIDENTE Bailes de formatura de universidades em São Paulo, dentre elas, Anhembi Morumbi, Mackenzie, Fundação Getúlio Vargas, ESPM, PUC-SP, PUC-CAMPINAS, UNICAMP, USP, Faculdade de direito São Francisco (SANFRAN), INSPER, São Camilo entre outras.

  • Instagram
Pedro Paulo
  • Instagram

20

SET

15

HORAS

Stage Design - cenografia aplicada a projetos de palco

Estudos de caso de projetos cenográficos desenvolvidos para shows, festas e eventos corporativos .

*Haverá emissão de certificado*

IMG_9249.PNG

Rodrigo Horse

Design de Interiores pela Faculdade Cambury – GO (2012), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC – GO (2013) e Master em Arquitetura e Iluminação pelo IPOG – Instituto de Pós Graduação (2014).

Autor do livro “Design da Iluminação – Iluminação cênica de um espetáculo teatral” (https://rodrigohorse.com.br/livro/). Professor da pós-graduação do IPOG. Organizador do evento Encontro Som & Luz (www.encontrosomeluz.com.br), colunista da revista Design de Interiores BR (https://designdeinterioresbr.design), na qual discorre sobre iluminação. Coordena o projeto em andamento “Museu da Luz” (http://museudaluz.org), a ser instalado na UFG.   

Ministra diversas oficinas e cursos na área de iluminação. Atua como Iluminador Cênico há mais de 23 anos em espetáculos teatrais e shows, nos quais já foi premiado em diversos festivais a nível nacional como Iluminador Cênico. Coordena e é diretor técnico de Festivais Nacionais e Internacionais na área de Artes Cênicas.

Rodrigo Horse

23

SET

10:30

HORAS

A Iluminação como Cenografia do Espaço

*Haverá emissão de certificado*

  • Preto Ícone Blogger
IMG_9421.PNG

Oz Perrenoud

Oswaldo

25

SET

09:00

HORAS

*Haverá emissão de certificado*

Luz, Cores e a Formação da Imagem

Quais são as características que influenciam a visualização de uma imagem fixa ou em movimento?
O que é Composição Pictórica?
O que é Conceito Lumínico?
Formas de interpretar uma percepção consciente.

Foto é luz, grafia é escrita, portanto escrita com luz. Não existe imagem na ausência de luz; seja a porção do espectro que possibilita a visão das cores ou a porção invisível aos nossos olhos.

Os ouvintes devem estar em um local que possa ficar escuro, devem ter duas lanternas ou celulares, um objeto qualquer e folhas com uma só cada mas de cores variadas.

IMG_9461.PNG

Leila Bueno e Ricardo Bueno

LEILA MALVEZZI BUENO
Sócia-diretora comercial na BUENO Arquitetura Cenográfic Curadora, produtora de conteúdo e multiplicadora de conhecimento na Bueno Ensina Arquiteta, Designer de Interiores, Iluminação e Designer Estratégica e de inovação pelo Instituto Europeo di Design.
Vice-presidente da ABRACE- Associação Brasileira de empresas de Cenografia e estandes. Personalidade do Ano do Prêmio Caio em 2018, 2019 e 2020 e vencedora do Grand Prix Prêmio Caio 2018, 2019 e 2020 no segmento serviços.

RICARDO DE OLIVEIRA BUENO
Arquiteto e cenógrafo. É sócio-diretor de criação na empresa BUENO Arquitetura Cenográfica, curador, produtor e multiplicador de conteúdo na Bueno Ensina. Possui 28 anos de experiência em criação, concepção, coordenação de projetos cenográficos para eventos culturais e corporativos.
Desenhista nato, amante de tudo que envolve cenografia, criatividade e inovação, seu trabalho é marcado por transformar um espaço comum em algo extraordinário. Personalidade do Ano do Prêmio Caio em 2014, 2015 e 2016 e vencedor do Grand Prix Prêmio Caio 2014, 2015 e 2016 no segmento serviços

Leila e Ricardo Bueno

22

SET

09

HORAS

*Haverá emissão de certificado*

Como os espaços cenográficos interagem com as mídias corporativas e televisivas

ESPAÇOS CENOGRÁFICOS QUE CONECTAM.
Criar ambientes que conectam pessoas e que, mesmo digitalmente, se relacionem com a marca, serviço, produto e conteúdo é o papel da arquitetura pensada para os espaços cenográficos. E fazer com que seja efetivamente criado e executado dessa forma, é uma combinação entre co - criação, atributos conceituais, técnicos, tecnológicos e de sustentabilidade. Esses atributos são fundamentais para se atingir os resultados necessários e esperados através do espaço cenográfico.

  • Instagram

Raquel Cardoso​

Formada pela Faculdade de Arquitectura da Universidad de Belgrano em Buenos Aires Argentina em Bacharel em Designer de Interiores. Mestre em Negócios Internacionais e Comercio Exterior pela FGV. Doutoranda em Arquitetura pela Universidade de Lisboa. Trabalhou como designer de exposições para o Museu do Indígena Americano em Washington DC entre os anos de 2010 e 2011. dedica-se majoritariamente a projetos residenciais. Integra o comitê organizador do 10° Projetar 2021 Lisboa.

Raquel

24

SET

10:30

HORAS

Novas medidas adotadas nas transmissões televisivas em tempo de pandemia: Adaptações na cenografia em programas de infotenimento brasileiras

*Haverá emissão de certificado*

IMG_8939.PNG
  • Instagram

Viviane Cruz e Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Especialização pela Universidade de São Paulo (USP) em Conforto Ambiental e Conservação de Energia. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB) com estudo na interferência dos protetores solares e a iluminação natural nos ambientes de escritório. Atualmente, professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde coordena dois laboratórios: Laboratório Luz e Cena (LALUCE) e o Laboratório de Conforto em Arquitetura e Design (LACAD). Ministra aulas no departamento de Arquitetura e Design na área de conforto ambiental (térmico, acústico e lumínico) e na área de cenografia com foco em sustentabilidade e produto. Orientadora da ELO, Empresa Junior que engloba as engenharias e arquitetura. Diretora até 2019 do departamento de Arquitetura e Urbanismo do escritório Cruz e Silva Arquitetura e Engenharia Ltda onde são feitos projetos residenciais, comerciais e gerenciamento de obras. Em 2019 ingressou no curso de Doutoramento em Design na Universidade de Lisboa com dedicação exclusiva, onde pesquisa sobre Cenografia Televisiva.

Viviane

24

SET

10:30

HORAS

Novas medidas adotadas nas transmissões televisivas em tempo de pandemia: Adaptações na cenografia em programas de infotenimento brasileiras

*Haverá emissão de certificado*

IMG_9805.PNG

Jamile Tormann

Jamile

23

SET

15

HORAS

*Haverá emissão de certificado*

A iluminação na televisão e mídias sociais

A idéia de apresentar a Curso de Iluminação para TV é decorrente da ausência de materiais didáticos ao alcance dos que desejam iniciar-se ou aprofundar-se na profissão de iluminador. O autodidatismo ainda é a única opção, ou seja, aprende-se vendo, ouvindo e acompanhando um profissional em sua atividade.
O mercado de trabalho está cada vez mais interessado neste profissional, haja vista a profusão de prestadoras de serviços, empresas fornecedoras de equipamentos e indústrias de materiais afins. Não obstante, o curso de Iluminação para TV pode ser um valioso instrumento didático à atualização, ao conhecimento e aprimoramento técnico e estético, tanto para atender as exigências do mercado de trabalho quanto para aqueles que buscam formação técnica.

IMG_9974.PNG

Prof. Carlos Figueiredo

carlos

24

SET

15

HORAS

A Construção pela narrativa visual cinematográfica de personagens: entre a sua imagem projectada e o seu verdadeiro "eu"

No cinema, como descrever visualmente uma imagem de um personagem, com intencionalidade? E como fazer para que as imagens supostamente projectadas pelos personagens nos revelem o seu verdadeiro carácter e identidade, pretendido pelo guião?

  • YouTube

*Haverá emissão de certificado*

bottom of page